top of page

Milan Design Week: Insights para Líderes de Marca

Na última edição da Milan Design Week, mantivemos nossa tradição de observar de perto os movimentos das marcas de design e alto padrão presentes no evento. Desta vez, contamos com o olhar fresco de Arianna Schreiber, Head de Marketing da Volvo Penta, e Isamara Cruciol, Coordenadora de Eventos do Pátio Batel.


Com mentes curiosas e perfis ativos, as convidadas destacaram os pontos mais marcantes do evento, trazendo insights que podem ser aplicados no seu cotidiano. Aproveite as novas perspectivas a partir dessa conversa com uma boa xícara de café.


Como você descreveria a atmosfera geral da Milan Design Week este ano?


Arianna: É incrível testemunhar o contraste entre a cidade histórica e a onda contemporânea que invade as ruas, parques e edifícios com arte e tecnologia. Mesmo em uma caminhada despretenciosa entre uma instalação e outra, você vai se deparar com algo inusitado. É muito inspirador. Isamara: Para mim, foi lindo ver como tudo que há de mais contemporâneo precisa e deve respeitar o que já existe ali. Palácios, apartamentos, jardins e diversos tipos de instalações centenárias que se mantem intocadas e, ainda assim, completamente transformados por arquitetos e designers atuais.


Quais tendências ou movimentos de mercado você identificou durante o evento?


Arianna: Ficou claro que as instalações mais marcantes investiram em experiências sinestesicas, unindo estímulos sensoriais. Instalações que traziam sons, cheiros, luzes e texturas para traduzir diferentes conceitos.  A exposição do Google + Chrome Sonic "Making Sense of Color" foi um belo exemplo, provocando os visitantes com a pergunta "Como as cores seriam se despertam outros sentidos além da visão?". 

Imagem: Divulgação Google + Chrome Sonic.

Isamara: Dois assuntos que continuam em voga e crescem a cada ano são a economia circular e a inteligência artificial. Foi surpreendente a força das marcas de tecnologia no pavilhão das cozinhas, que era o grande destaque no salão deste ano. No geral, a busca por conforto continua, especialmente nos tecidos naturais e formas orgânicas. Porém, agora com uma pitada "neotenic", com curvas mais volumosas, que deixam os espaços divertidos e modernos e nos remetem ao ambiente lúdico da infância. Ainda assim, predominam as cores sóbrias, o mix de texturas e a forte presença da madeira. Além disso, o vidro, as superfícies metalizadas e a influência oriental no design também permearam o evento.


Imagem: Divulgação Lasvit.

Poderia compartilhar com a gente alguma inovação ou abordagem criativa que tenha chamado sua atenção?


Arianna: A Azimut Yachts, uma das principais fabricantes de iates de luxo do mundo, surpreendeu trazendo o seu último lançamento para um complexo de piscinas no centro histórico de Milão. Situada no Bagni Misteriosi, a instalação conduziu os visitantes por uma jornada que ressaltou a importância da inovação sustentável. Vídeo mapping, imersão sonora, exposição dos materiais sustentáveis utilizados, finalizando com a embarcação que enfrentou as estreitas ruas da cidade para chegar em um ambiente deslumbrante. Entregou muito sobre o conceito do lançamento e posicionamento da marca. 

Imagem: Divulgação Azimut.

Isamara: O que me chamou a atenção foram as colaborações entre marcas, que já tem acontecido há algum tempo. A collab entre Kartell e Illy Caffé, com poltrona assinada por Philippe Stark, tem como objetivo a experimentação da capacidade expressiva de reciclagem. O movimento, que já vem de anos anteriores, rende atualizações a cada edição e veste a flagship da Illy Caffe na famosa via Montenapoleone. Marcas como BMW, Bentley e Bugatti, que promoveram suas próprias mostras de arquitetura e design, materializando o lifestyle de luxo do público masculino. E tantas marcas renomadas de moda que ano após ano fazem o movimento de expor sua essência em ambientes tão encantadores.

Imagem: Divulgação Kartell.

E quais foram os aprendizados para as marcas de alto padrão? Arianna: A Milan Design Week desconstrói a inacessibilidade do luxo e conecta pessoas. Você pode caminhar pelas telas da Porsche, passar pelo centro da cidade e interagir em uma banca de jornal estilizada pela Gucci ou degustar uma Veuve Clicquot imersa em um jardim histórico enquanto contempla uma exposição de fotos. As marcas de luxo criam micro momentos de encantamento para traduzir suas histórias e trazer ao público um instante de contato e experiência com esses universos exclusivos.

Isamara: A preocupação com o futuro do viver, pauta trazida pela Prada em seu simpósio anual chamado Prada Frames, nos chama a atenção para o luxo que migra dos bens de consumo para o conforto e as conveniências dentro de casa. Os espaços de convívio passam a ser hubs terapêuticos, proporcionando cada vez mais experiência com forte estímulo organoléptico, como bem a Aesop trouxe no Fuorisalone este ano. Exemplo disso são as marcas de luxo trazendo bares e cafés para as suas flagships.


Imagem: Divulgação Aesop.

E o que os líderes de marca podem aprender com isso?

  1. Explorar contrastes com equilíbrio: Quando planejar ações, encontrar o equilíbrio entre a tradição e a inovação da marca é crucial. Procure maneiras de integrar a visão de futuro da empresa com sua trajetória até o momento.

  2. Utilizar estímulos sensoriais estrategicamente: Estímulos sensoriais são aliados da comunicação. Pergunte—quais sentidos podem contribuir para minha mensagem? Basta uma pausa criativa e até mesmo um impresso pode ser uma obra de arte.

  3. Investir em colaborações que fazem sentido: Parcerias alinhadas com a essência da marca são uma estratégia para sair do piloto automático. Mantenha relações sólidas e utilize collabs para agregar valor à marca e despertar a curiosidade do público.

  4. Criar momentos de encantamento: Proporcionar experiências é uma das principais ferramentas que a marca tem para se conectar emocionalmente com o público. Utilize os insights acima para oxigenar suas próximas ideias.

Imagens via divulgação © Direitos reservados às marcas citadas.

Para compartilhar ideias ou falar sobre seu projeto, entre em contato.

Comentarios


bottom of page